DOCUMENTOS

Checklist para não esquecer nada antes de viajar

 
CHECKLIST para não se esquecer de nada antes de viajar
  • Passaporte: verifique a data de validade, aconselhável estar com pelo menos seis meses;
  • Autorização de viagem para menores de 18 anos, desacompanhado de um dos pais, ou viajando sozinho;
  • Visto de entrada (quando necessário): verifique a data de expiração;
  • Permissão internacional para dirigir, em casos de aluguel de carro;
  • Comprovante de hospedagem (voucher);
  • Seguro viagem, (Europa é obrigatório);
  • Certificado veterinário Internacional, se o animal de estimação for junto.
 

Passaporte

Emitido pelo Departamento da Polícia Federal, o passaporte é um documento oficial de identificação para realização de viagens internacionais. Para tirar o passaporte é necessário preencher alguns dados pelo site da Polícia Federal, efetuar o pagamento de algumas taxas e receber o documento.
Para mais informações, consulte o site da Polícia Federal.

RG

O acordo do Mercosul permite que brasileiros possam viajar utilizando apenas o seu RG. Países que fazem parte do acordo são: Argentina,Chile, Uruguai, Colômbia, Equador, Paraguai, Venezuela e Peru. Verifique mais detalhes com a companhia aérea antes da sua viagem.

VISTO

Consiste em certificado emitido pelas embaixadas, consulados ou autoridade de imigração de cada país, exigidos por alguns países. Fique atento e procure saber com antecedência se o seu destino possui ou não esta exigência e onde você pode emitir o documento. Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Egito, Índia, Japão, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos são alguns países onde o visto é obrigatório.

VACINA

Para alguns destinos, é obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, conhecido como CIVP, que é um comprovante de imunidade contra doenças transmissíveis. A febre amarela é a mais comum em muitos. Veja alguns países que solicitam vacina: a África do Sul, Austrália, Bolívia, China, Colômbia, Coreia do Norte, Egito, Índia, Indonésia, Malásia, entre outros. Consulte as exigências do país de destino.

SEGURO DE VIAGEM

Viaja sem seguro nos dias atuais é inadmissível, não sai de casa sem ele. Dedicamos uma página com informações sobre seguros. Além disso, alguns países como a Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça é obrigatório seguro.

 

COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM

Alguns destinos, além do passaporte com validade de no mínimo 6 meses, exigem documentos que comprovem a sua estadia no local. Voucher do hotel, ou se algum amigo ou familiar for hospedá-lo durante a viagem, será necessário que o anfitrião faça uma carta de convite.

PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR (PID)

Alguns países exigem permissão internacional para dirigir. Se sua intenção é alugar um carro num destes países, é necessário solicitar no Detran a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O documento funciona apenas como uma autorização para dirigir em alguns países do exterior, sendo que o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua obrigatório. Consulte os países.

CERTIFICADO VETERINÁRIO INTERNACIONAL

Viagens internacionais, é obrigatório portar o Certificado Veterinário Internacional (CVI). Para obter o CVI, é imprescindível ter também o Certificado Sanitário.

DOCUMENTAÇÃO PARA CRIANÇAS

Para viagens internacionais, crianças e adolescentes devem apresentar o passaporte como um documento obrigatório, além de uma autorização expressa dos pais ou responsáveis para algumas situações.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n. 131, alterou os procedimentos para a autorização de viagens de crianças e adolescentes ao exterior. Pela nova regra, o reconhecimento de firma nas autorizações de pais ou responsáveis não precisa ser feito na presença de tabelião, passa a se dar com o reconhecimento de firma já registrada em cartório. O texto também dispensa a inclusão de fotografia da criança no documento que autoriza a viagem. Para esclarecer as regras para embarque de menores em voos para exterior, o CNJ produziu um passo a passo com as principais informações.

A autorização é exigida sempre que crianças e adolescentes brasileiros precisarem viajar para outros países desacompanhados, na companhia de apenas um dos pais ou acompanhados de terceiros. Para autorização de viagem internacional de crianças e adolescentes, preencher o formulário padrão abaixo.

 
 

PASSO A PASSO

Quem pensa em viajar para o exterior com crianças ou adolescentes deve ficar atento às regras para autorização de viagens internacionais dos pequenos brasileiros.
De acordo com a Resolução 131 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 26 de maio de 2011, deve ser observado o seguinte:

Crianças ou adolescentes que:

  • forem viajar acompanhados de apenas um dos pais ou responsáveis devem levar autorização por escrito do outro.
  • viajarem acompanhados de outros adultos devem levar autorização escrita de ambos os pais ou responsáveis.
  • viajarem desacompanhados devem levar autorização escrita de ambos os pais ou responsáveis.

O que é preciso na autorização?

Preencher o formulário padrão (uma autorização para cada criança ou adolescente).

  • Indicação do prazo de validade (caso não seja indicado, será válida por dois anos).
  • Firma reconhecida em cartório por autenticidade ou semelhança.
  • Duas vias (uma ficará na Polícia Federal).

ATENÇÃO: Não esqueça o passaporte válido e, se for o caso, o termo de guarda ou tutela.

 

Crianças ou adolescentes brasileiros residentes no exterior

Se a criança ou o adolescente morar no exterior, não precisa autorização, desde que comprove o local da residência, por meio de Atestado de Residência emitido há menos de dois anos por Repartição Consular Brasileira, e desde que viaje com um dos pais. Se não estiver com os pais, é preciso autorização destes. O Atestado de Residência deverá ser apresentado com cópia que ficará retida na Polícia Federal no momento do embarque.

A autorização de viagem poderá ser inscrita no passaporte do menor, por solicitação expressa dos pais ou responsáveis legais. Isso ocorrerá, no entanto, somente em caso de emissão ou renovação do passaporte do menor. Neste caso, o menor poderá viajar acompanhado de apenas um dos genitores ou responsáveis sem a necessidade de Autorização de Viagem para Menor. O prazo de validade da autorização inscrita no passaporte corresponde ao prazo de validade do próprio documento de viagem.

Maiores informações nos seguintes locais:

 
 
Notícias sobre SAÚDE, DESPACHANTES, CONSULADOS E MOEDAS $

Você é um fornecedor?

envie suas informações

Se você é um fornecedor, e deseja promover seu produto em toda América, cadastre-se aqui, ,ou mande uma mensagem.

Você é esquiador ou snowboarder?

E QUER MAIORES INFORMAÇÕES

Se quiser receber mais informação sobre estes destinos, adicionar um comentário, ou informar um erro, clique abaixo.
EN PT ES

Inscreva-se e faça parte da nossa Newsletter

Seus dados estão totalmente protegidos

MUITO MAIS PRÓXIMO DA NEVE.

DEMAIS,
ESTAMOS CONECTADOS!

FIQUE DE OLHO NO SEU E-MAIL SEMANALMENTE.