explore o ski.com.br
Confederação
estágio
experiências
glossário
perguntas frequentes
trabalhar nos resorts
— consulta

glossário

termos técnicos do ski explicados em português brasileiro. uma referência viva, revisada pela redação a cada temporada.

a

a
Anoraque

• casaco de neve que pode ser impermeável e com capuz

• programação social que acontece depois que as pistas fecham para o dia: bares, música ao vivo e confraternização entre esquiadores e snowboarders.

• deslizamento repentino de uma grande quantidade de neve montanha abaixo. Pode ocorrer naturalmente ou ser provocado, e é um dos principais riscos ao esquiar fora das pistas demarcadas.

b

b

• área de neve fora dos limites controlados de um resort, sem patrulha, sem sinalização e sem preparação das pistas. Exige preparo técnico e conhecimento sobre riscos de avalanche. Algumas pessoas usam “backcountry” e “off-piste” como sinônimos — a distinção entre “fora da pista, mas dentro do resort” e “fora do resort” nem sempre é seguida à risca.

• primeira camada de roupa, vestida rente ao corpo, com a função de manter o calor e afastar o suor da pele. É a base do sistema de camadas usado para se vestir na neve.

• os bastões são feitos para marcar o tempo de curva

• peça que prende a bota ao esqui ou à prancha. Nos esquis, se solta automaticamente em quedas, reduzindo o risco de lesão nas articulações.

• símbolo que indica pista de dificuldade avançada, exigindo mais experiência do esquiador ou snowboarder. Esse sistema de símbolos (círculo verde, quadrado azul, diamante preto) é o padrão norte-americano — outros países podem usar critérios ou símbolos diferentes para classificar a dificuldade das pistas.

• símbolo que indica pista de dificuldade intermediária. Ver nota sobre padronização em Black Diamond.

• modalidade em que uma equipe desce, dentro de um trenó, por uma pista de gelo estreita e sinuosa, usando a força da gravidade. Pode ultrapassar 130 km/h.

• sequência de ondulações numa pista, formadas naturalmente pela passagem de esquiadores ou criadas de propósito para treino e competição.

c

c

• técnica de fazer curvas inclinando o esqui ou a prancha de lado, deixando a borda cortar a neve, sem derrapar.

• teleférico de cadeiras, que transporta esquiadores e snowboarders até o topo da montanha. Pode ter capacidade de 1 a 6 pessoas por cadeira, dependendo do modelo.

• padrão de listras deixado na neve pelo snowcat (trator de neve) depois da preparação da pista.

• ski de fundo, praticado em terrenos planos ou com pouca inclinação, usando o movimento alternado de braços e pernas para o deslocamento.

d

d

• diferença de altitude entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo de uma pista ou de um resort. É um dos números usados para dar ideia do tamanho da descida.

• passeio de trenó puxado por cães, tradicionalmente da raça husky.

f

f

• sigla da Federação Internacional de Ski e Snowboard, entidade que organiza e rege as principais competições internacionais das modalidades olímpicas de neve.

• prática de ski ou snowboard com manobras livres e acrobáticas.

g

g

• óculos de proteção usados na neve, com lentes que protegem os olhos do vento, da neve e da radiação ultravioleta.

• cabine fechada, presa a um cabo aéreo, usada para transportar 4 ou mais pessoas até o topo da montanha.

• símbolo que indica pista de dificuldade iniciante. Ver nota sobre padronização em Black Diamond.

• trabalho de remover e compactar a neve para preparar as pistas antes da abertura do dia.

h

h

• estrutura em formato de “U”, usada em manobras de freestyle no snowboard e no esqui.

• prática de snowboard fora das pistas demarcadas, em áreas de difícil acesso, com transporte até o topo feito por helicóptero.

• prática de esqui fora das pistas demarcadas, em áreas de difícil acesso, com transporte até o topo feito por helicóptero.

• passeio de trenó puxado por cavalos.

i

i

• escalada em paredes de gelo, praticada com equipamentos específicos, como machado de gelo, botas com cravos, parafusos de gelo e cordas.

• patinação sobre uma superfície de gelo, usando patins com lâmina fixada na sola.

• neve que derreteu e recongelou uma ou mais vezes, formando uma superfície dura e escorregadia.

l

l

• ingresso válido para uma quantidade determinada de subidas nos meios de elevação de uma estação.

• nome genérico para os equipamentos que transportam esquiadores e snowboarders até o início das pistas (teleféricos, gôndolas, teleskis, entre outros).

m

m

• esteira rolante usada para levar pessoas montanha acima em pequenas subidas, principalmente nas áreas de aprendizado para iniciantes.

o

o

• esquiar ou andar de snowboard fora das pistas demarcadas no mapa da estação. Ver nota em Backcountry sobre a diferença entre os dois termos.

p

p

• meio de elevação que puxa a pessoa montanha acima, com ela em pé sobre os próprios esquis ou prancha, sem sentar.

• neve recém-caída, ainda intocada.

s

s

• modalidade individual em que o atleta desce deitado de bruços sobre um pequeno trenó, pela mesma pista de gelo usada no bobsled e no luge, atingindo velocidades muito altas.

• passeio ou prática esportiva com uma bicicleta adaptada para andar sobre a neve.

• hospedagem com acesso direto às pistas, permitindo sair e voltar esquiando sem precisar de outro meio de transporte.

• esqui com as laterais em formato de ampulheta (mais largo nas pontas e mais estreito no meio), o que facilita fazer curvas. É o formato mais comum nos esquis atuais.

• passe de acesso às pistas e aos meios de elevação de uma estação, geralmente válido por um período determinado (dia, alguns dias ou temporada).

• equipe responsável pela segurança nas pistas de uma estação, incluindo resgate, primeiros socorros e o fechamento de áreas de risco.

• esqui mais leve e flexível, com curvatura acentuada quando sem peso sobre ele, voltado a quem já tem mais técnica.

• esqui de lateral reta ou com pouca curvatura, sem o formato parabólico. Modelo mais antigo, hoje pouco usado.

• passeio de trenó voltado para toda a família, sem a intensidade do bobsled ou do skeleton.

• termo usado no dia a dia para se referir às pistas ou à montanha de modo geral.

• neve derretida e pesada, que dificulta fazer curvas.

• corrente usada nos pneus dos carros para evitar deslizamento sobre neve ou gelo.

• boletim oficial de uma estação sobre as condições da neve e das pistas.

• trator usado para fazer o grooming, ou seja, para preparar a neve das pistas.

• conjunto de equipamentos e técnicas usados para produzir neve artificial.

• veículo motorizado feito para se deslocar sobre a neve.

• caminhada sobre a neve usando raquetes presas aos pés.

t

t

• pistas ou caminhos demarcados e mantidos para a prática de ski e snowboard.

• esquiar fora das pistas demarcadas, entre as árvores. Indicado só para quem já tem experiência.