CLIMA

Descubra quando vai nevar?

A NEVE É UMA PAIXÃO

A sensação ao entrar em contato com a neve pela primeira vez é inesquecível, uma experiência única. completamente diferente do que estamos acostumados, já que vivermos num país tropical. Enquanto o Hemisfério Norte derrete com o calor do verão, no Hemisfério Sul, as montanhas estão branquinhas e lotadas de amantes dos esportes de inverno. E quando chega o verão nos países abaixo da linha do equador, a coisa esfria lá no norte.

Quando começa e termina a
temporada de neve?

As datas não são muito exatas, e tudo depende, é claro, da neve. Logo abaixo você pode conferir onde e quando você poderá visitar o mundo dos esportes de inverno. É importante destacar que os resorts precificam as temporadas de neve, de acordo com a demanda e com a probabilidade de ter neve, conforme abaixo.

 

No Hemisfério Sul

A temporada começa no final de junho, e termina no início de outubro. Os valores variam da seguinte forma:

Final de junho

1ª quinzena de julho

2ª quinzena julho

Agosto

Setembro

 
 
 

Baixa temporada

Média temporada

Alta temporada

Média temporada

Baixa temporada 

 

Entre Novembro e Dezembro

Natal e Reveillon

Janeiro

Entre Fevereiro e Março

Entre Março a Abril

 
 

Baixa temporada

Altíssima temporada

Média temporada

Alta temporada 

Baixa temporada 

 

No Hemisfério Norte

A temporada começa no final de novembro, e termina no final de abril. Os valores variam da seguinte forma:

 
 

Quais são os tipos de neve

A neve pode apresentar-se de algumas maneiras na natureza. Esses tipos são muito difíceis de diferenciar no meio natural, embora eles se apresentam com formatos, densidades e estruturas diferentes uns dos outros. São sete no total, confira:

Floco de neve

As botas devem ser firmes, bem firmes, depois de ajustadas em seus ganchos. Os dedos dos pés devem encostar na ponta da bota, mas não podem nunca tirar sua circulação. As botas buscam oferecer conforto, proteção e facilidade para fazer as manobras, tudo ao mesmo tempo.

Grão de neve

Chamado de neve granular, é a precipitação de
neve com grão bem pequeno e opaco de gelo, correspondente à forma sólida do chuvisco.
Pode apresentar-se de forma esférica irregular ou num formato mais raro, cônico. Ao entrar em contato com a superfície, pode promover
barulhos, como em telhados ou no chão.

Grão de gelo

Tipo de precipitação consistente de pelotas e gelo de 5 milímetros ou menos de diâmetro. Podem se apresentar na forma esférica, irregular ou até, raramente, no formato cônico. Os grãos de gelo geralmente pipocam ao atingir uma superfície dura e provocam barulho no impacto. São conhecidas nos Estados Unidos como ice pellets.

Granizo

É a pedra sólida de gelo, com tamanho igual ou superior a 5 mm. O granizo pode aparecer na natureza em tamanhos maiores, e, nesses casos, causa danos à superfície que toca ao cair.

Chuva congelada

É a chuva de forma líquida que congela ao entrar em contato com a superfície. Esse fenômeno só ocorre quando há precipitação e as temperaturas próximas à superfície do solo estão muito baixas, abaixo de zero.

 

Água neve

Consiste na neve parcialmente fundida — traços de gotas de água com neve em seu interior. Geralmente é transparente, não é branca como a neve, assemelha-se a uma gota d’água em processo de congelamento.

Sincelo

É o congelamento das partículas ou gotas de água em suspensão quando há um nevoeiro. O congelamento ocorre quando as gotas de água entram em contato com a superfície. Nesse momento, as temperaturas geralmente se encontram entre -2 ºC e -8 ºC.

Graupel

É a partícula de gelo mais pesada, conhecida como pelota de gelo. É geralmente confundida com o granizo miúdo, porém, para ser granizo miúdo, o diâmetro deve ser maior que 5 mm.

O que é neve artificial?

Nos cadeias de montanhas mais altas do mundo, os efeitos do aquecimento global são cada vez mais visíveis. Na região dos Alpes europeus, entre 1960 a 2017, a temporada de neve diminuiu em média 38 dias. Começa geralmente com um atraso de 12 dias, chegando ao fim 26 dias antes do normal.

Estas alterações estão impactando o turismo, uma indústria mundial que movimenta US$ 70 bilhões por ano, sendo 44% desse total nos Alpes (Europa). A cada ano que passa, é nítida a falta neve em alguns lugares. A solução para lidar com este problema é o uso de equipamentos para produção de neve artificial. Estes equipamentos estão sendo cada vez mais utilizados em todos continentes.

Outro exemplo pode ser encontrado nos Estados Unidos. Lá o inverno também está cada vez mais quente e a temporada cada vez mais curta. A camada de neve reduziu 30% ao longo do último século. A previsão é que até 2050, só vai piorar. A fim de minimizar o prejuízo, as estações de esqui e snowboard apelam para a neve artificial.

Esquiadores e snowboarders, contudo, terão de se acostumar às novas condições. Neve densa e fofa pode se transformar em coisa do passado. O jeito será se acostumar com a neve artificial.

Onde encontro informação sobre previsão do tempo

É muito importante, antes embarcar, verificar como estão as condições de neve e a previsão do tempo. Logo abaixo listamos alguns links de acesso aos principais sites de meteorologia e informações de clima das estações de esqui e snowboard.

https://www.accuweather.com/
https://www.cptec.inpe.br/
https://www.ipma.pt/pt/index.html
https://weather.com/pt
https://meteo.tecnico.ulisboa.pt/
https://www.windguru.cz/53
https://www.climatempo.com.br/
https://www.ipmetradar.com.br/
https://pt.snow-forecast.com/

 

Como faço para saber as condições de neve nos Resorts

A maioria dos Resorts disponibilizam as informações sobre as pistas, a quantidade de neve e também imagens de Webcam em tempo real. 

 

Qual é a qualidade da neve e quantidade de pistas abertas

Não basta só nevar. A neve tem que ser apropriada e em quantidade suficiente para a prática do esporte. Os Resorts disponibilizam varias informações sobre a quantidade de neve, pistas abertas e teleféricos operando, entre outras.

 
 
Notícias sobre CLIMA & NEVE

Você é um fornecedor?

envie suas informações

Se você é um fornecedor, e deseja promover seu produto em toda América, cadastre-se aqui, ,ou mande uma mensagem.

Você é esquiador ou snowboarder?

E QUER MAIORES INFORMAÇÕES

Se quiser receber mais informação sobre estes destinos, adicionar um comentário, ou informar um erro, clique abaixo.
EN PT ES