O que é um mapa de pistas, e como são feitas as sinalizações?

Todo Resort de inverno tem um mapa da montanha. Nele você identifica onde estão os meios de elevação, as pistas, as cafeterias e restaurantes e o pessoal da segurança.

Esquiadores Iniciantes, na maioria dos Resorts ficarão sempre perto da base, onde as pistas tem pouca inclinação e são bem fáceis.

Agora se você já consegue se equilibrar e está começando a pegar velocidade, pode aventurar-se pela montanha, mas preste atenção no mapa, para pegar as pistas mais adequadas ao seu perfil.

 

Como saber qual pista posso descer?

As pistas são classificadas por cores, e cada uma representa um nível de dificuldade.

  • As pistas verdes são recomendas para iniciantes;
  • As azuis, para quem já tem nível intermediário
  • As vermelha, para esquiadores avançado
  • As pretas, recomendadas apenas para especialistas no esporte

 

Respeite as sinalizações

Na montanha, como se fosse numa rodovia, existem placas pedindo para reduzir a velocidade, mudar o trajeto, não ir adiante daquele ponto, etc. Respeite a sinalização, isso tem um motivo para estar ali.

Os principais Resorts do mundo têm dezenas, centenas de pistas de todos os tipos, tamanhos e níveis. Não há necessidade de se aventurar fora das pistas, onde o terreno não foi preparado para a prática do esporte e onde não há patrulhamento das equipes de socorro.

Importante também é ficar atento ao horário de fechamento das pistas. Cada Resort tem um horário diferente de encerrar as atividades, que começam com o desligamento dos meios de elevação. Normalmente, as pistas são fechadas algumas horas antes de escurecer, justamente para que haja tempo de todo mundo descer da montanha e chegar à base com segurança.

Existem resorts que tem pistas iluminadas, para quem ainda tem energia para mais algumas decidas.