A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve é a entidade nacional de administração dos esportes olímpicos e paraolímpicos de neve no Brasil. Filiada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), à International Ski Federation (FIS), à International Biathlon Union (IBU), à International Ski Mountaineering (ISMF) e a World Snowboard Federation (WSF), é também parceira do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) na cogestão dos esportes paraolímpicos de neve.
Com o claro propósito de servir os esportes de neve e a todos os brasileiros que praticam, admiram e se interessam em conhecê-los, a CBDN, atualmente, é responsável pelas modalidades olímpicas de Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon, Ski Freestyle, Ski Jumping, Combinado Nórdico, e paraolímpicas de Para Snowboard, Para Cross Country, Para Biathlon e Para Ski Alpino. A entidade também promove o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Ski na Grama, além de ter incorporado sob sua administração o Ski de Montanhismo (Ski Mountaineering) em 2017.
Organização sem fins lucrativos, a CBDN difunde e fomenta a prática desses esportes em solo brasileiro baseada em seu planejamento estratégico e na ciência aplicada ao esporte como pilares de desenvolvimento de seus atletas.
Além da organização dos Campeonatos Brasileiros de cada uma das modalidades e de Clínicas especializadas para iniciantes, a CBDN faz parte do seleto grupo de países que já organizaram etapas da Copa do Mundo de Snowboard e Ski Freestyle, sendo uma das duas únicas entidades latino-americanas a registrar esse feito. A CBDN também é pioneira pela organização das primeiras provas de rollerski válidas para o ranking mundial de Ski Cross Country em solo sul americano, bem como a primeira prova internacional de Para Snowboard no continente.
Federação Internacional de Esqui (FIS) é o órgão regulador do esqui e snowboard internacional, fundada em 1924 durante os primeiros Jogos Olímpicos em Chamonix, na França. Reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a FIS administra as modalidades olímpicas de Esqui Alpino, Esqui Cross-Country, Salto de Esqui, Nórdico Combinado, Esqui Livre e Snowboard, inclusive estabelecendo as regras de competição internacional.
Através de seus 133 países membros, a FIS realiza mais de 7.000 competições de esqui e snowboard anualmente. Iniciativas específicas são realizadas pela FIS para promover as atividades na neve como um lazer saudável, principalmente para os jovens.
A campanha da FIS para aumentar o número de participantes de esportes de neve, Bring Children to the Snow, apoia atualmente 1.056 Organizadores em 53 países e vê a cada ano mais de 1.000 eventos e ações para levar as crianças aos esportes de neve.
A FIS, assim como SKI.COM.BR estão comprometidos com a promoção e desenvolvimento global do esqui e snowboard recreativos. Nossas visões é de que o esqui e o snowboard sejam os esportes de inverno e atividades recreativas de primeira escolha para pessoas em todo o mundo. Trazer as crianças para a neve é a principal iniciativa introduzida pela FIS para promover as atividades na neve como uma atividade recreativa saudável para crianças e jovens no inverno.
A campanha busca alcançar essa visão por meio de dois eventos principais, o FIS SnowKidz e o Dia Mundial da Neve. A campanha tem como objetivo incentivar os recém-chegados à neve, agregando valor adicional aos que já praticam esportes de neve. O principal grupo-alvo da campanha são as crianças de 4 a 14 anos e suas famílias. Destinada às crianças e seus familiares, a FIS também espera motivar adolescentes e jovens a se manterem envolvidos com o esporte.
A campanha não tem como objetivo gerar concorrentes para nenhuma disciplina específica da FIS.
Se você já pratica esqui ou snowboard, e está querendo dar o próximo passo no esporte, veja aqui algumas dicas importantes:
A competição na neve envolve técnicas específicas, e até certo ponto, diferentes das que usamos quando estamos apenas por lazer. Para começar a competir, o primeiro passo é iniciar um treinamento especifico com profissionais treinados, ou começar com os programas de treino em academias e clubes esportivos.
Existem vários tipos de programas pelo mundo, mas o mais importante é encontra o que melhor se encaixa no seu nível técnico e na sua agenda. Entre em contato conosco (depto_tecnico@cbdn.org.br), eles irão encontrar o programa ideal para você.
É importante prestar atenção nas sinalizações das pistas, para evitar acidentes. A tabela abaixo é utilizada em praticamente em todos os resorts. As placas nas cores verde e azul indicam pistas para iniciantes, as placas vermelhas e pretas, para os mais experientes.
Respeitar a sinalização dos níveis de pistas é fundamental para a segurança de todos na montanha.
Notícias direto da FIS E CBDN
envie suas informações
E QUER MAIORES INFORMAÇÕES
Seus dados estão totalmente protegidos
FIQUE DE OLHO NO SEU E-MAIL SEMANALMENTE.